Notícias

17.11.2014

Terapia Hormonal

 Como a expectativa de vida das mulheres gira em torno dos 80 anos elas

passarão cerca de 30 anos na menopausa.
Com a diminuição da função ovariana alguns problemas podem surgir:
insônia, irritabilidade, depressão, ondas de calor, sudorese, ressecamento da pele,
atrofia urogenital, diminuição da libido, doenças cardiovasculares, aumento do
colesterol, alterações da memoria e da concentração e osteoporose.
As mulheres que passam melhor por esta fase são as que tem bom
condicionamento físico, não fumam e tem vários interesses.
Hoje sabemos que a terapia hormonal, quando administrada corretamente,
pode prevenir algumas doenças e eliminar os sintomas; ela pode ser feita de varias
maneiras: comprimidos, adesivos e gel transdérmico, geralmente com estrogênio
natural; naquelas que tem útero associa-se progesterona para evitar o câncer de
endométrio e, dependendo do caso, testosterona, que promove uma melhora da
libido.
Terapia hormonal não causa câncer de mama mas acelera o crescimento do pré
existente, também piora a instabilidade das placas de arterioesclerose, não é indicada
em algumas doenças (hepáticas e trombose, por ex.) e se a menopausa ocorreu ha
muito tempo, por isso só deve ser feita após avaliação medica com vários exames e
controles frequentes, principalmente no primeiro ano de uso.

Compartilhe: